Poda de árvores: vistoria e precisão para realizar o serviço em Linhares

[ Por Alexandre Araújo | 11/10/2018 ]

As demandas do serviço devem ser registradas por meio do telefone 27 3372 2067.

PODA

Em Linhares, qualquer cidadão que deseja fazer uma reclamação sobre uma árvore que possa estar incomodando ou colocando em risco o patrimônio de alguém deve ligar para o telefone 27 3372 2067 e registrar uma ocorrência. Assim, uma equipe da secretaria municipal de Meio Ambiente vai até o local registrar as providências que precisam ser adotadas e, posteriormente, a autorização de poda é enviada para Secretaria Municipal de Obras e Serviços para execução do serviço.

Programação

Semanalmente, a secretaria de Obras e Serviços Urbanos faz uma extensa escala de atuação para um grupo de profissionais atuar nos serviços de paisagismo, plantio e poda de gramas e árvores.  As podas seguem uma prévia programação e também as demandas dos moradores e os casos emergenciais, como acidentes automobilísticos. O roteiro obedece à época de cada espécie, pois algumas árvores crescem mais que as outras e necessitam menos do serviço de poda.

"A missão da Prefeitura é deixar a cidade cada vez mais verde e bem cuidada, com um paisagismo perfeito. Além das programações de podas, todo cidadão que achar que uma árvore precisa ser podada pode fazer o registro no 3372 2067. Depois, uma equipe nossa vai ao local e faz uma avaliação das condições das árvores e do local, visando agendar o serviço", destacou o secretário de Meio Ambiente, Fabrício Borghi Folli.

Durante a execução das podas os trechos das vias públicas em que estão sendo realizados são interditados para garantir a  segurança da população.

Emergências

Não entram na programação os atendimentos de emergência onde existem riscos de quedas de galhos ou árvores que possam danificar o patrimônio público ou particular. Nesses casos, uma equipe extra é enviada ao local para resolver o problema no menor espaço de tempo possível.

Avaliações

Quando as solicitações de poda chegam por meio das demandas registradas no 3372 2067, os técnicos precisam avaliar se o serviço pode ou não ser executado em determinada árvore. Além disso, o trabalho pode sofrer atraso quando veículos estão estacionados exatamente embaixo da árvore ou quando é necessário apoio da concessionária de energia elétrica para retirar os galhos próximos aos fios. Moradores não são autorizados a fazer poda de árvores localizadas em calçadas e outros locais públicos.

"Temos processos diferentes para cada tipo de poda a ser feita. Cada espécie de planta que se encontra em uma determinada situação sempre precisa de um tratamento diferenciado das demais, dependendo das condições de onde ela se encontra e como é tratada pela comunidade no dia a dia", disse Fabrício.

Quais são os tipos de podas:

Poda de condução: é usada sobre as mudas ou árvores jovens, com o objetivo de adequá-las às condições do local de plantio;

Poda de manutenção: é realizada em árvores jovens e adultas, objetivando a manutenção da rede viária;

Poda de limpeza: executada em árvores jovens e adultas, tendo como objetivo a retirada de galhos secos e doentes;

Poda drástica: é a remoção total da copa, permanecendo acima do tronco nos ramos principais com menos de 1 metro de comprimento nas árvores adultas. As podas drásticas em Linhares são evitadas, sendo utilizada e permitida apenas em situações emergenciais;

Poda de risco: é empregada para remover partes da árvore que colocam em risco a integridade física das pessoas ou do patrimônio público ou particular;

Poda de raiz: é indicada quando há a exposição das raízes em espécies, fato não comum. Isso pode ser motivado devido à compactação do solo ou à presença de lençol freático superficial;

Poda topiaria: é uma técnica de esculpir as plantas em formas ornamentais, dando a elas diversas formas árticas;

Poda de conformação: a mais utilizada, servindo para a retirada de galhos e ramos que interferem em edificações, telhados, iluminação pública, derivações de rede elétrica e telefônica e sinalização de trânsito, levando-se em consideração o equilíbrio e a estética da árvore;

Poda em "V": remove os galhos internos da copa que alcançam a fiação secundária energizada ou telefônica, direcionando aos ramos principais em forma de V;

Poda em "furo: remoção dos brotos desenvolvidos ao redor da fiação;

Poda de formação de copa alta: direciona e forma a copa acima da rede elétrica, que consiste em remover os ramos principais e/ou secundários que atingem a fiação;

Poda de rebaixamento de copa: consiste em reduzir a altura da copa da árvore e tem o objetivo de mantê-la abaixo da fiação aérea, sendo utilizada principalmente em árvores plantadas sob fiação primária energizada. Em Linhares, é priorizada a poda de formação de copa alta, evitando-se ao máximo o rebaixamento.

PODA