Prefeitura de Linhares A Cidade Notícias Versão para impressão

Geral


Prefeitura notifica mais 26 proprietários de veículos abandonados em vias públicas de Linhares

[ Por Alexandre Araújo | 11/07/2018 ]

Um carro é considerado abandonado após trinta dias consecutivos parado num mesmo local; denúncias podem ser feitas no 0800 283 1370.

CARROS ABANDONADOS

Abandonar veículo em vias públicas atrapalha o trânsito de carros e de pedestres, gera acúmulo de lixo e de água e, dependendo do local onde o veículo estiver estacionado, pode interferir em serviços como o de manutenção da sinalização viária, varrição e o de limpeza de bocas de lobo. Por isso, a Prefeitura de Linhares, por meio do Departamento Municipal de Trânsito, intensifica a fiscalização de veículos abandonados em vias e áreas públicas de diversos bairros do município.

Neste início de semana as equipes estiveram nos bairros Interlagos na segunda-feira (9); Colina e Jardim Laguna na terça-feira (10), e na manhã desta quarta-feira (11), mais uma ação foi feita no bairro Canivete e no distrito de Bebedouro. A atuação das equipes resultou num total de 26 notificações. A ação contou com o apoio da equipe de fiscalização da secretaria de Obras e Serviços Urbanos e da Guarda Municipal.

De acordo com o diretor do Departamento Municipal de Trânsito, Douglas Falcão, um carro é considerado abandonado após trinta dias consecutivos parado num mesmo local. "O procedimento fiscal nesses casos requer vistoria para tentar identificar o proprietário que, quando é localizado, recebe uma notificação para retirar o automóvel no prazo de cinco dias", explica. As equipes de fiscalização também verificam com o acionamento da polícia e órgãos de trânsito, se o carro é produto de crime ou se tem algum tipo de pendência judicial. 

Douglas pontua que caso não seja feita a remoção, o responsável é autuado e se, ainda assim, não tomar providências, ele tem o carro apreendido e recolhido pelo guincho da Prefeitura. Podendo ser leiloado após 90 dias de apreendido. De acordo com o Departamento Municipal de Trânsito, em 2017 foram retirados aproximadamente 20 veículos das ruas pelos proprietários, após orientação fiscal.

Segundo o secretário municipal de Segurança Pública e Defesa Social, Coronel Jones Matos, a maior parte dos responsáveis pelos carros acata a notificação e recolhe o veículo para um espaço privado. "Além de ser irregular, o abandono de veículo ou mesmo a carcaça dele em via pública compromete a estética urbana. O trabalho fiscal é fundamental para manter a ordem e organização do município."

Denúncias
Além do telefone 0800 283 1370 do Departamento Municipal de Trânsito, o cidadão também pode acionar a Ouvidoria Municipal para registrar denúncias de veículos abandonados. Os telefones são: 0800 283 7585 e (27) 3372-6808.  O horário de funcionamento é de 12h às 18h, de segunda á sexta-feira.

 

 

Mais fotos

CARROS ABANDONADOS
CARROS ABANDONADOS
CARROS ABANDONADOS
CARROS ABANDONADOS
CARROS ABANDONADOS

 

Avenida Augusto Pestana, 790, Centro, Linhares - ES. CEP: 29.900-192
Fone: (27) 3372-6800 - Fax: (27) 3372-6842

Instagram | Facebook