Prefeitura de Linhares A Cidade Notícias Versão para impressão

Geral


Prefeitura alerta sobre a importância da vacina tríplice viral, disponível nas Unidades de Saúde

[ Por Paola Nali | 10/07/2018 ]

A vacina previne contra as doenças caxumba, sarampo e rubéola que já haviam sido erradicas, porém novos casos estão sendo registrados no país.

DIA D VACINAÇÃO

A Vigilância Epidemiológica - Imunização, da secretaria Municipal de Saúde, alerta os moradores de Linhares, principalmente as mamães e papais, da importaria de vacinar seus filhos com a vacina Tríplice Viral, que previne contra as doenças caxumba, sarampo  e rubéola. Em todo país, inclusive em Linhares, a cobertura desta vacina está abaixo do esperado e já estão sendo registrados casos de sarampo confirmados em estados do norte do Brasil. 

A coordenadora Imunização do município, Ana Alves, disse que a cobertura no município está em 88%, sendo que o preconizado pelo Ministério da Saúde é de 95%. "O município registra baixa na procura de vacinação e ainda observamos um movimento antivacina, o que faz com que os pais se recusem a vacinar seus filhos. Este é um alerta muito importante. A vacina é fundamental para imunizar as crianças e prevenir as doenças", reforçou. 

Ana explica ainda que o Brasil é um país de ponta em vacinação e estas doenças já haviam sido erradicas, porém existem outros países onde a doença ainda é presente.  "Quando pessoas de fora vem pra cá, elas podem trazer o vírus para o país e a criança que não estiver vacinada pode contrair a doença, que leva até mesmo a óbito", explicou. 

Caso que já acontece no Brasil com a migração de venezuelanos, país que passa por surto de sarampo deste 2017. O estado de Roraima já registrou 172 casos de sarampo confirmados, sendo 2 óbitos, e no Amazonas já tem 142 casos confirmados. "É sim uma situação preocupante e, por isso, pedimos aos pais que levem seus filhos para serem vacinados. A vacina só faz bem para as crianças", orientou a coordenadora. 

A vacina Tríplice Viral está disponível nas unidades de saúde do município. Toda criança que completa 1 ano precisa tomar a vacina e repetir a dose com 1 ano e 3 meses. Os adultos com até 49 anos, que não tem comprovação vacinal de tríplice viral, perdeu o cartão de vacina, por exemplo, também precisam se vacinar.

Saiba mais 
O Sarampo é uma doença infecciosa exantemática aguda, transmissível e extremamente contagiosa, podendo evoluir com complicações e óbitos, particularmente em crianças desnutridas e menores de um ano de idade. 

A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções respiratórias, no período de quatro a seis dias antes do aparecimento do exantema até quatro dias após. Nos últimos anos, casos de sarampo têm sido reportados em várias partes do mundo e segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), os países do continente europeu e africano registraram o maior número de casos da doença. 

No Brasil, os últimos casos de sarampo foram registrados no ano de 2015, em surtos ocorridos nos Estados do Ceará (211 casos), São Paulo (dois casos) e Roraima (um caso) associados ao surto do Ceará. Em 2016, o Brasil recebeu o certificado de eliminação da circulação do vírus do sarampo pela OMS, declarando a região das Américas livre do sarampo. 

 

 

 

Avenida Augusto Pestana, 790, Centro, Linhares - ES. CEP: 29.900-192
Fone: (27) 3372-6800 - Fax: (27) 3372-6842

Instagram | Facebook