Prefeito Guerino lança programa que vai aproximar 3,5 mil linharenses do mundo do trabalho

[ Por Alexandre Araújo | 16/05/2018 ]

O prefeito de Linhares destacou as políticas públicas que são desenvolvidas para garantir a qualificação dos linharenses a exemplo do PIQ criado em 2010.

OFICINA DE HABILIDADES

O prefeito de Linhares Guerino Zanon lançou oficialmente na tarde desta terça-feira (15) as oficinas de desenvolvimento de habilidades que vai garantir a aproximação dos linharenses ao mundo do trabalho. O objetivo é orientar 3,5 mil beneficiários dos programas sociais da prefeitura e trabalhadores desempregados. O investimento é de R$ 212.100,00 com recursos próprios da Prefeitura de Linhares. Estão sendo oferecidas 25 oficinas totalmente gratuitas que vai impactar diretamente na geração de emprego e renda aos inscritos. O evento foi aberto pelo grupo Bate Lata do Nase conduzido pelo professor Xandinho.

O programa é desenvolvido em parceria com o Senac e as aulas serão realizadas nas sete unidades dos Centros de Referência e Assistência Social da Prefeitura (CRAS), associações de moradores e na sede do Senac, no bairro Conceição. A proposta é estimular e fortalecer habilidades produtivas, possibilitando a efetiva inserção destes profissionais e aprendizes no mercado formal de trabalho ou em atividades organizadas em sistema de economia solidária e, com isso, garantir a melhoria de renda e qualidade de vida das famílias envolvidas, promovendo sua autonomia e, consequentemente, a melhoria das condições humanas e a auto-sustentabilidade.

O prefeito de Linhares Guerino Zanon lembrou do Programa Integrado de Qualificação (PIQ) lançado em sua gestão no ano de 2010, que qualificou 5 mil linharenses ao mercado de trabalho, e que hoje garante o sustento de tantas famílias do município. "Assim como em 2010, quando criamos o maior programa de qualificação já implantado em nosso Estado, o PIQ, estamos aqui participando desta aula inaugural em parceria com o Senac e que vai beneficiar 3,5 mil linharenses", ressaltou o prefeito.

Guerino pontuou que o momento da economia brasileira não é dos melhores e que as empresas e o setor público não estão conseguindo gerar os empregos necessários para dar oportunidade a grande maioria dos que procuram uma chance de se inserir no mercado de trabalho. "Temos procurado, a cada dia, a possibilidade de sediar novas empresas. Sabemos que as oportunidades existem. Temos saído na frente da maioria dos municípios brasileiros por vários fatores, entre eles uma equipe de governo competente e o apoio que recebe do Governo do Estado", lembrou.

O prefeito ainda destaca que que sabe que não é tão rápido colocar todos que perderam seus empregos nos últimos anos no mercado formal de trabalho. ?Muitos continuarão na informalidade por algum tempo, lutando para ganhar o dia a dia, usando suas habilidades. "É com alegria que podemos falar que a política de qualificação, geração de emprego e renda está de volta. Aproveitem o máximo", disse Guerino.

O secretário municipal de Assistência Social, Amantino Paiva, destacou que as oficinas oferecem oportunidades de inclusão para centenas de pessoas que recebem benefícios sócio-assistenciais e, principalmente, trabalhadores desempregados, que estão excluídos do novo processo de inserção no atual mundo do trabalho. "As oficinas integram todas as nossas ações e ampliam os nossos serviços para uso de toda a população, que agora pode vislumbrar um novo horizonte de certezas e garantias de direitos e acessos ao tão exigente mundo do trabalho", destacou Amantino.

O evento contou ainda com a presença do secretário de Administração, Márcio Machado, dos vereadores Tarcísio Silva e Jean Menezes, da coordenadora do Senac-Linhares Tatiane Santos, da coordenadora do Sine de Linhares, Cláudia Fischer, além da equipe de psicólogos, assistentes sociais e educadores sociais da Prefeitura.

OFICINA DE HABILIDADES