Prefeitura de Linhares A Cidade Notícias Versão para impressão

Geral


Prefeito Guerino lança programa que vai aproximar 3,5 mil linharenses do mundo do trabalho

[ Por Alexandre Araújo | 16/05/2018 ]

O prefeito de Linhares destacou as políticas públicas que são desenvolvidas para garantir a qualificação dos linharenses a exemplo do PIQ criado em 2010.

OFICINA DE HABILIDADES

O prefeito de Linhares Guerino Zanon lançou oficialmente na tarde desta terça-feira (15) as oficinas de desenvolvimento de habilidades que vai garantir a aproximação dos linharenses ao mundo do trabalho. O objetivo é orientar 3,5 mil beneficiários dos programas sociais da prefeitura e trabalhadores desempregados. O investimento é de R$ 212.100,00 com recursos próprios da Prefeitura de Linhares. Estão sendo oferecidas 25 oficinas totalmente gratuitas que vai impactar diretamente na geração de emprego e renda aos inscritos. O evento foi aberto pelo grupo Bate Lata do Nase conduzido pelo professor Xandinho. 

O programa é desenvolvido em parceria com o Senac e as aulas serão realizadas nas sete unidades dos Centros de Referência e Assistência Social da Prefeitura (CRAS), associações de moradores e na sede do Senac, no bairro Conceição. A proposta é estimular e fortalecer habilidades produtivas, possibilitando a efetiva inserção destes profissionais e aprendizes no mercado formal de trabalho ou em atividades organizadas em sistema de economia solidária e, com isso, garantir a melhoria de renda e qualidade de vida das famílias envolvidas, promovendo sua autonomia e, consequentemente, a melhoria das condições humanas e a auto-sustentabilidade. 

O prefeito de Linhares Guerino Zanon lembrou do Programa Integrado de Qualificação (PIQ) lançado em sua gestão no ano de 2010, que qualificou 5 mil linharenses ao mercado de trabalho, e que hoje garante o sustento de tantas famílias do município. "Assim como em 2010, quando criamos o maior programa de qualificação já implantado em nosso Estado, o PIQ, estamos aqui participando desta aula inaugural em parceria com o Senac e que vai beneficiar 3,5 mil linharenses", ressaltou o prefeito.

Guerino pontuou que o momento da economia brasileira não é dos melhores e que as empresas e o setor público não estão conseguindo gerar os empregos necessários para dar oportunidade a grande maioria dos que procuram uma chance de se inserir no mercado de trabalho. "Temos procurado, a cada dia, a possibilidade de sediar novas empresas. Sabemos que as oportunidades existem. Temos saído na frente da maioria dos municípios brasileiros por vários fatores, entre eles uma equipe de governo competente e o apoio que recebe do Governo do Estado", lembrou.

O prefeito ainda destaca que que sabe que não é tão rápido colocar todos que perderam seus empregos nos últimos anos no mercado formal de trabalho. ?Muitos continuarão na informalidade por algum tempo, lutando para ganhar o dia a dia, usando suas habilidades. "É com alegria que podemos falar que a política de qualificação, geração de emprego e renda está de volta. Aproveitem o máximo", disse Guerino.

O secretário municipal de Assistência Social, Amantino Paiva, destacou que as oficinas oferecem oportunidades de inclusão para centenas de pessoas que recebem benefícios sócio-assistenciais e, principalmente, trabalhadores desempregados, que estão excluídos do novo processo de inserção no atual mundo do trabalho. "As oficinas integram todas as nossas ações e ampliam os nossos serviços para uso de toda a população, que agora pode vislumbrar um novo horizonte de certezas e garantias de direitos e acessos ao tão exigente mundo do trabalho", destacou Amantino.

O evento contou ainda com a presença do secretário de Administração, Márcio Machado, dos vereadores Tarcísio Silva e Jean Menezes, da coordenadora do Senac-Linhares Tatiane Santos, da coordenadora do Sine de Linhares, Cláudia Fischer, além da equipe de psicólogos, assistentes sociais e educadores sociais da Prefeitura. 

 

 

Mais fotos

OFICINA DE HABILIDADES
OFICINA DE HABILIDADES
OFICINA DE HABILIDADES
OFICINA DE HABILIDADES
OFICINA DE HABILIDADES
OFICINA DE HABILIDADES
OFICINA DE HABILIDADES
OFICINA DE HABILIDADES
OFICINA DE HABILIDADES

 

Avenida Augusto Pestana, 790, Centro, Linhares - ES. CEP: 29.900-192
Fone: (27) 3372-6800 - Fax: (27) 3372-6842

Instagram | Facebook