Educação no Trânsito: agentes usam teatro, vídeos e palestra para ensinar estudantes nas escolas

[ Por Hiúla Gomes | 06/09/2013 ]

Desde o início do projeto, três instituições de ensino receberam a visita dos servidores da Secretaria de Cidadania e Segurança Pública. O objetivo é formar pedestres e condutores conscientes.

AGENTES ORIENTAM ESTUDANTES SOBRE EDUCAÇÃO NO TRÂNSITOEstudantes da Educação Infantil e do Ensino Fundamental da rede municipal estão recebendo orientação sobre educação no trânsito por meio de teatro com fantoches, vídeos educativos e palestras. As instruções fazem parte do projeto "Mais Educação no Trânsito" idealizado pelo Departamento de Trânsito da Secretaria Municipal de Cidadania e Segurança Pública. Os alunos da escola Jerônimo Monteiro, no bairro Novo Horizonte, receberam os agentes na última sexta-feira.

De acordo com o responsável pela divisão de Educação para o Trânsito, Clóvis Falcão, o projeto Mais Educação no Trânsito é novo e sua primeira apresentação aconteceu na Escola Municipal de Ensino Fundamental Caboclo Bernardo, no bairro Planalto. "A proposta do projeto é educar, desde cedo, as crianças sobre a educação no transito visando a transformação do comportamento do ser humano seja na condição de pedestre ou na condição de condutor de veículos", explicou Clóvis.

Durante as apresentações, os agentes abordam os seguintes temas: a importância do uso cinto de segurança e da cadeirinha, orientação sobre a utilização da faixa de pedestres e sinalização semafóricas. Clóvis relatou que, por se tratar de um projeto novo, inicialmente, as orientações nas escolas são voltadas apenas à Educação Infantil e aos alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.

As instituições interessadas em receber o projeto podem agendar a visita dos agentes de segunda
a sexta-feira, das 12h às 17 horas, na Divisão de Educação para o Trânsito que fica na Secretaria de Segurança Pública localizada na Rua João Felipe Calmon, no Centro ou pelo telefone 3372-2102 e falar com Clovis Falcão.

Parceria

O projeto Mais Educação no Trânsito fez parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e ministrou palestras de reciclagem e capacitação dos motoristas da secretaria. Foram abordadas questões como a importância do uso do cinto de segurança, respeito ao pedestre na faixa e respeito à sinalização semafórica.

Avenida Governador Jones dos Santos Neves, 1292, Centro, Linhares - ES. CEP: 29.900-902